sexta-feira, 19 de junho de 2009

SEXO,AMOR E TRAIÇÃO III

Fidelidade (do latim fidelitas [1][2][3] pelo latim vulgar fidelitate [4]) é o atributo ou a qualidade
de quem ou do que é fiel (do latim fidelis), para significar quem ou o que conserva, mantém ou preserva suas características originais, ou quem ou o que mantém-se fiel à referência.
Fidelidade implica confiança e vice-versa, e essa relação de implicação mútua aplica-se quer entre dois indivíduos, quer entre determinado sujeito e o objeto sob sua consideração, que, a seu turno, também pode ser abstrato ou concreto. Essa co-significação originária mostra-se plena quando se trata de dois sujeitos, ambos com capacidade ativa, pois, nesse caso se pode invocar o correlato confiança (do latim cum, "com" e fides, "fé").

O Novo Dicionário Aurélio da Língua Portuguesa define fidelidade como:

«fidelidade
[Do lat. fidelitate.]Substantivo feminino.
Qualidade de fiel; lealdade.
Constância, firmeza, nas afeições, nos sentimentos; perseverança.
Observância rigorosa da verdade; exatidão.
Fís. Propriedade duma balança que assume sempre a mesma posição quando solicitada pelas mesmas forças.
Fís. Propriedade dum sistema acústico capaz de reproduzir sons de todas as freqüências presentes num sinal original, respeitando as relações de intensidade.»

A despeito de suas raízes históricas e sua significação originária em conotação religiosa (atualmente ainda válida), a idéia de fidelidade não se lhe prende mais exclusivamente. É comumente aplicada tanto a pessoas quanto a outros entes, animados e inanimados, concretos, abstratos ou mesmo imaginários, desde que observado o seu núcleo de significação, "ser ou permanecer conforme as características originais". Nessa acepção, pode-se dizer que se assemelha à idéia de invariância, embora não sejam necessariamente o mesmo conceito. Conservar quer dizer manter; preservar, por seu turno, quer dizer prevenir para que não haja alteração.

13 comentários:

  1. "Fidelidade é uma característica de quem é fiel, ou seja, que não trai alguém ou um princípio." (Brasil Escola)

    No mundo em que vivemos cada vez mais é válido o termo: Ninguém é de ninguém; e com isso talvez possa se ter um outro conceito de fidelidade onde ao meu ver seja o respeito. Pessoas traem pessoas seja fisicamente ou mentalmente, acho que fidelidade tem um conceito mais amplo que traição. Com isso acho que o segredo pros casais terem uma relação de confiança é que haja o dialogo e estes definam entre si um conceito para a fidelidade.

    ResponderExcluir
  2. Vejo a fidelidade como algo importante em qualquer tipo de relação, tanto com pessoas, como com outros seres, como foi dito acima. a avaliação do significado do nome desde o surgimento no latim, é uma maneira boa para entender melhor o significado desta palavra que ainda tem importância num mundo que as pessoas não dão tantos motivos para atribuirmos confiança nelas

    ResponderExcluir
  3. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  4. Em meu dicionário, fidelidade é definida como lealdade, firmeza; exatidão,probidade.
    Acho que para uma pessoa ser fiel, inicialmente ela deve ser fiel a ela mesma, a seus valores, princípios e sentimentos. Para a partir daí ser honesta com os outros em qualquer tipo de relacionamento (profissional,amoroso, social ...).

    ResponderExcluir
  5. no meu ponto de vista para que exista fidelidade dentre ambos lado tanto na parte masculina quanto na feminina, e que se exista um respeito de ambos lados... para que assim consequentemete haja a confianca um com o outro... tornando assim um grande relacionamento

    ResponderExcluir
  6. O texto ai acima estar muito bom, deu para entender direitinho o que é fidelidade. Fidelidade já ta virando um mito entre as pessoas. Raro são as pessoas que são fiéis. Se não quer ser só de uma pessoa fica solteiro (a). Pra que ter alguém ao seu lado, só para não dizer que é solteiro, só para ter alguém para quando você precisar conversar, para ter arrego, alguém para suprir suas horas de solidão. As pessoas encontram no outro um apoio para sua vida e quando já se tem esse apoio, muitas vezes no consegue ter só um e acaba indo a procura de outros e acaba deixando de ser fiel com a pessoa que ta.
    Fidelidade é algum fundamental numa relação e que deveria ser comprida por todos. Não faça com o outro o que não quer que façam com você.
    (GABRIELA MENEZES 4CTI - 02 )

    ResponderExcluir
  7. Achei que o texto tá muito bom tbm. Quem é fiel não trai a confiança da pessoa, não mente pra ela e não tem segredos, é uma pessoa em quem se pode depositar total confiança, sabendo que nunca vai falhar com vc. Amor de verdade gera fidelidade, se, não tem fidelidade, não tem amor. Hoje em dia infelismente a fidelidade está ficando a cada vez mais raro ....ninguém está conseguindo amar, deixar ser amado e ter uma confiança total na pessoa que está ao seu lado.....pena, pois para mim, fidelidade é tudo de bom...com isso engloba o respeito a confiança.

    (Midiã Albergaria Santana 4CTI-02)

    ResponderExcluir
  8. Fidelidade é ser fiel e para isso é preciso existir confiança, mais os valores familiares foram se perdendo ou londo do tempo, estar com uma pessoa significava que vc queria um futuro ao lado desta pessoa, hoje poucos pensam assim o "ficar" é algo sem compromisso.
    Por mas difícil que pareça fidelidade existe mais pode ser quebrada e é o que normalmente acontece.
    Fidelidade não é um mito é uma realidade.
    A confiança é tudo nun relacionamento e ser fiel é uma virtude.
    xauzinho!!!!!!!!!

    ResponderExcluir
  9. Analisada por uma visão de relacionamento entre duas pessoas.
    Por causa da igreja e de seus mandamentos e o os votos de casamentos “ Na saúde, na doença, até que a morte os separe.” Ficou no inconsciente das pessoas que a fidelidade – no sentido de não trair carnalmente e sentimentalmente, como as pessoas não tivesse o direito de escolha ( o livre arbítrio) de que tem a obrigação de estar com a mesma pessoa, mesmo sendo desleal consigo, sentimentos e pensamentos.
    Penso que ser leal, consigo e com o parceiro(a) é muito melhor, pois sendo leal, existem mais diálogos, falar o que sente, sem mentir nem omitir, uma relação mais aberta. Por que quando há uma obrigação, como a de não ser infiel, traidor carnal e sentimental. As vezes não se encaixa, sendo até mesmo desleal, não estando com a pessoa, não dando apoio, e omitindo pensamentos e desejos.
    Exemplo: um homem pode amar sua esposa, mas sentir desejo, atraído por outra, ele se for fiel, vai ficar na vontade e não vai ter o que quer , pode vir a acarretar problemas para o casal,brigas e discussões bobas sem “ explicação”, mas se ele somente lhe for leal contará a verdade – seus sentimento – e ambos encontrarão a melhor forma de satisfazer os desejos carnais ou não, sem ferir ambas as partes.
    Na fidelidade existe o medo de perder.” Tem que ser somente meu e ser fiel”, Porém ninguém pertence a ninguém, as pessoas não são propriedades, o medo de dividir e não ter mais, uma forma de egoísmo. Se existe algo que os uni mais forte, nada abalará.
    Mas para que a lealdade substitua a fidelidade, as pessoas não têm apenas que serem adultas e sim sentimentalmente maduras. Um casal que opta por ser leal, as vezes é menos traído do que um que opta à ser fiel.

    ResponderExcluir
  10. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  11. Acho que hoje em dia a fidelidade não é levada tão a sério, porque as pessoas sentem vontade de encontrar algo fora do relacionamento, e isso toma proporções cada vez maiores. A confiança é um fator ligado à fidelidade, ao acreditar na relação e no parceiro, surge então a confiança, isso movimenta um "elo" entre o casal difícil de ser quebrado.

    # Rafael Cope #

    4 CTI 02

    ResponderExcluir
  12. Pow Joel. Vc já gosta de fazer agente anilizar o nosso dia-a-dia.
    Então vamos lá.
    Fidelidade, Uma palavra que hoje não é mas dita nos casamentos, nem nos noivados, nem no namoro.
    Sempre colocando a biblia como tese na minha vida, Deus fala que nos devemos nos casar com uma só esposa e com ela viver até a morte.Isso inclui a fidelidade pos uma casamento sem fidelidade, é como viver solteiro, sem respeito a pessoa q está do seu lado. assim vejo q os dias atuais a Falta da leitora da biblia e do temor de Deus, as pessoas agem sem pensar e sem reflete nas consequencias, que são a morte, pois o salario do pecado é a morte.
    Enfim fidelidade é algo serio que precisa ser mas refletido posi ha consequencias para as pessoas q não são fieis.

    Isso é o que pensso custe o que custar.!!!

    Jesus te ama.

    ResponderExcluir