sexta-feira, 19 de junho de 2009

SEXO,AMOR E TRAIÇÃO II

O que é a homofobia?

Homofobia caracteriza o medo e o resultante desprezo pelos homossexuais que alguns indivíduos sentem. Para muitas pessoas é fruto do medo de elas próprias serem homossexuais ou de que os outros pensem que o são. O termo é usado para descrever uma repulsa face às relações afectivas e sexuais entre pessoas do mesmo sexo, um ódio generalizado aos homossexuais e todos os aspectos do preconceito heterossexista e da discriminação anti-homossexual.


O que é o heterossexismo?


O termo "heterossexismo" não é familiar para muitos porque é relativamente recente. Só há relativamente pouco tempo é que tem sido utilizado, juntamente com "sexismo" e "racismo", para nomear uma opressão paralela, que suprime os direitos das lésbicas, gays e bissexuais. Heterossexismo descreve uma atitude mental que primeiro categoriza para depois injustamente etiquetar como inferior todo um conjunto de cidadãos. Numa sociedade heterossexista, a heterossexualidade é tida como normal e todas as pessoas são consideradas heterossexuais, salvo prova em contrário. A heterossexualidade é tida como "natural", quer em termos de estar próxima do comportamento animal, quer em termos de ser algo inato, instintivo e que não necessita de ser ensinado ou aprendido.
Quando seres humanos dizem que algo é "natural", em oposição a um comportamento "adquirido" através de um processo de aprendizagem, geralmente querem dizer que não é possível desafiá-lo nem mudá-lo e que seria até mesmo perigoso tentar fazê-lo. No passado, dominava a ideia de que os homens eram "naturalmente" melhores nas ciências e no desporto e líderes natos, mas as mulheres tiveram a oportunidade de desafiar estas ideias e de mostrar o homem e a mulher numa perspectiva completamente diferente. Este desafio foi facilmente perpetuado assim que se começou a evidenciar que os homens são empurrados para posições de vantagem por uma sociedade que está estruturada para os beneficiar, um processo (a opressão das mulheres) mais tarde denominado de sexismo. Do mesmo modo, tem-se tornado evidente que a heterossexualidade, tal como a dita superioridade masculina, é tão natural, como adquirida. O facto de a maioria dos homens e mulheres a escolherem como a sua forma preferida de sexualidade tem por vezes mais a ver com persuasão, coerção e a ameaça de ostracização do que com a sua superioridade como forma de sexualidade.
O heterossexismo está institucionalizado nas nossas leis, orgãos de comunicação social, religiões e línguas. Tentativas de impôr a heterossexualidade como superior ou como única forma de sexualidade são uma violação dos direitos humanos, tal como o racismo e o sexismo, e devem ser desafiadas com igual determinação.

13 comentários:

  1. Bastante explicado...
    pra num deixar duvidas...
    =)

    ResponderExcluir
  2. Visto que realmente as pessoas julgam como no ditado "Quem anda com porco farelo come", então muitas pessoas realmente tratam os homossexuais diferente dos heterossexuais. Na minha opnião não tem como evitar isso, porém discriminar já é outra coisa. Cada um tem sua opção sexual e viva as diferenças. Um exemplo é vivo disso é que existe amizade entre heterossexuais e homossexuais, porém em sua maioria não se tem a mesma relação que existe em uma amizade entre heterossexuais.

    ResponderExcluir
  3. Significados e contexto histórico de alguns termos vem sido usados nos seus últimos posts, sexo,amor e traição II traz um nome que eu já tinha ouvido falar e outro que nem sabia que existia, respectivamente. Numa sociedade onde as aparências vale muito, a Homofobia e o Heterossexismo são, na minha opinião, dois meios que o homem (pessoas em geral) tem para se proteger dos pensamentos alheios (como digo: muitas pessoas tem mais medo do que os outros pensam do que até de morrer).

    ResponderExcluir
  4. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  5. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  6. Vivemos em uma sociedade muito moderna, onde pessoas(pelo menos a maioria)não tem tanta vergonha de assumir a sua homosexualidade. Eu respeito isso, mas, ainda assim me considero um pouco homofobica, pois eu acho um tipo de relação estranha, dois indivíduos do mesmo sexo?! Bem... acho que independente da opção sexual, o mais importante é o respeito ao próximo.

    ResponderExcluir
  7. Apesar de vivermos em uma sociedade muito liberal... ainda existem muitos caso de preconceito com homosexuais... mais como ja foi dito eh uma situação bem estranha apesar de respeitar a escolha de cada pessoa!

    ResponderExcluir
  8. O importante da vida é viver, danasse os pensamentos negativos que as pessoas têm por você. Quanto mais nos incomodamos pelo que outro vai pensar mais deixamos de curtir a vida. Você tem que ser aquilo que deseja ser, ficar com quem deseja ficar, se você se sente atrai pela pessoa do mesmo sexo que o seu vai fundo nada de ficar preocupado com que o outro vai dizer. Quem deve achar se isso ta certo ou não é só você. Não sei de que as pessoas sentem medo ou nojo de ver pessoas do mesmo sexo juntas, é uma coisa tão normal, tão natural. Se você não gosta, não acha certo guarde isso para si, nada de descriminar ou querer que fiquem longe ou qualquer coisa do tipo, eles são seres humanos como qualquer outro, tem as mesmas vontades, desejos e merecem respeito. Já estar mais do que na hora de aceitarmos isso, não vai poder mudar mais nada mesmo.
    (GABRIELA MENEZES 4CTI- 02 )

    ResponderExcluir
  9. Eu acho que todo mundo tem seu direito de escolha de opção sexual. Sabe-se que tudo na vida tem um conceito... algo que sirva para definir e distinguir uma coisa de outra. Assim, não parece racional a idéia de algo que tenha inúmeras definições ou uma definição que sirva para inúmeras situações. Você tem que ter orgulho do que você é, isso não caracteriza preconceito, ou seja, em alguns momentos eles mesmos são preconceituosos. A grande diferença é que heterossexuais não são discriminados. Agindo assim, sem razão alguma, conclui-se sim que se trata de uma homofobia ironizada.

    (Midiã Albergaria Santana 4CTI-02)

    ResponderExcluir
  10. Vivemos em um País livre onde todos tem o direito a liberdade, direito de escolha. Homossexualismo é visto como algo fora do normal na nossa sociedade e realmente é, algo normal é um casal de sexo oposto estarem juntos. Mais hoje não é assim que acontece, pessoas do mesmo sexo sentem atração e desejam ficar juntas eles tem esse direito sendo algo normal ou não, temos o livre árbitrio e isso nos dá o direito de escolha.
    Podemos até não concordar com táis atitudes,nem contribuir com ela, mas jamás devemos discriminar-los(homossexuais) por isso.
    xauzinho!!!!!!!!!

    ResponderExcluir
  11. Concordo. Isso me traz a lembrança do final da década de 30 até meados da década de 40 na Europa e a década de 70 no Brasil. Uma ditadura. As pessoas sem ter o direito de fazer suas escolhas.
    As camadas populares da sociedade — que recebem pouca instrução educacional― estão mais vulneráveis as idéias impostas pela maioria, e por incrível que pareça lutam contra isso, mesmo que não seja de forma maciça e mais contra racismo.
    Existem já programas de TV voltados para que as pessoas vejam que os “excluídos” — os que não são naturais para a sociedade ― não são aberrações, freaks* e sim pessoas que querem viver suas vidas de uma forma normal, pagam suas contas, impostos e não devem ser julgadas pelo que elas são e sim por suas atitudes.
    Pena que esses programas ainda não atingem a maioria das camadas populares. Um exemplo desse tipo de programa, foi desenvolvido pela TV americana MTV – sobre casamentos gays sendo legalizado em um estado dos E.U.A, o que eles(homossexuais) sofriam por não ter como legalizar, oficializar suas relações como um casal(heterossexual) “normal”
    As pessoas enxergam apenas o rótulo e não vêem o que está dentro da embalagem. Fazem julgamentos apenas pela aparência e esquecem o caráter.


    Ps: gostei que já está se adequando nas novas regras da reforma ortográfica “ Ideia”

    ResponderExcluir
  12. Acho que todos tem o direito de escolher sua opções sexual, o que é melhor p/ si mesmo. É fundamental também respeitar as diferenças de opção sexual ateh mesmo de raça, de gênero, de religião. Todas as pessoas precisam ter seu espaço e seus direitos garantidos pelo poder público e pela sociedade. Heteros ou não..as pessoas tem o direito viver como quiser idependente da opção sexual.

    # Rafael Cope #

    4CTI 02

    ResponderExcluir
  13. Vamos pow parte Homofobia.
    Algo q não pode existe no meu dicionario e na minha conduta. Pois DEUS AMOU O MUNDO DE TAL MANEIRA Q DEU SEU FILHO UNIGENITO PRA TODO AQUELE Q NELE CRÊ NÃO MORRA MAS TENHA A VIDA ETERNA. Se Jesus amou a todos quem sou eu para não amar ou ter algum preconceito ou medo deles.
    Já falando do heterossexismo:
    Posso descorda em parte desse Comentario, pois o Homem tem um mania de querer acha sempre nomes pra as coisa.
    E essa mania é boa. mas pow traz tem o Pecado, se não fosse isso seria bom.
    A biblia dis assim.TUDO POSSO MAS NEM TUDO MIM CONVEM.`
    Assim eu vejo as pessoas pode tudo agora.
    mas um dia elas vão ter que da conta de tudo isso.
    Deixo esse recado... Custe o q custar.

    Jesus é lindo.

    ResponderExcluir