sexta-feira, 5 de junho de 2009

Planejamento de Matemática - CENTRAL

COLÉGIO ESTADUAL DA BAHIA
DEPARTAMENTO DE CIÊNCIAS DA NATUREZA, MATEMÁTICA E SUAS TECNOLOGIAS.
DISCIPLINA – Matemática
ELABORAÇÃO – Equipe de professores de matemática


PLANEJAMENTO DE CURSO – 2009


Objetivos Específicos.

Apresentar ao aluno os conceitos básicos da MATEMÁTICA e analisar sua contribuição para a sociedade e em conformidade com os critérios dos Parâmetros Curriculares Nacionais para o Ensino Médio, de forma que esse educando possa analisar dados quantitativos representados gráfica ou algebricamente e relacionados a contextos socioeconômicos, científicos ou do cotidiano, objetivando:

Uma formação científica geral.
A aplicação da matemática nas atividades cotidianas, nas atividades tecnológicas e na interpretação da ciência.
O desenvolvimento do raciocínio na resolução de problemas, no desenvolvimento da comunicação, do espírito crítico e da criatividade.
A expressão do aluno em linguagem oral, escrita e de forma gráfica.
Ao aluno usar e reconhecer representações equivalentes de um mesmo conceito.
Valorizar a linguagem matemática na comunicação de idéias.


Objetivos gerais.

Proporcionar ao educando, condições accessíveis de forma que o mesmo possa desenvolver-se através de:

Uma aprendizagem de caráter formativa que o auxilie na estruturação do pensamento e do raciocínio lógico, quanto instrumental, utilitário, de aplicação no dia-a-dia, inclusive em outras áreas do conhecimento e nas atividades profissionais.
Um conhecimento matemático para desenvolvimento de um sistema abstrato de idéias, (importância dos conceitos, das propriedades, das demonstrações, dos encadeamentos lógicos, do seu aspecto dedutivo, fundamentando seu caráter instrumental e validando intuições e conjecturas).


Estratégias.

Ø Aulas expositivas;
Ø Aulas em salas ambientes;
Ø Aulas no laboratório de informática;
Ø Apresentação de filmes;
Ø Resoluções de exercícios em sala de aula;
Ø Exercícios propostos, para resolução em equipe;
Ø Atividades programadas;
Ø Testes e provas.




Avaliações.

Ø Processuais e distribuídas em atividades, no período de cada unidade;
Ø O somatório das médias das unidades, resultará na média do curso

1. Será utilizado para a média da unidade, o somatório de todas as atividades realizadas em sala de aula, assim como, as avaliações dos testes e/ou provas, ao final de cada unidade.


Curso de Formação Geral

- Conteúdo Programático -

1ª SÉRIE


Ø 1ª UNIDADE:

MÓDULO 01 – Teste de Sondagem / Revisão de Conceitos Básicos
MÓDULO 02 – Geometria Métrica Plana - Introdução
MÓDULO 03 – Trigonometria nos Triângulos
MÓDULO 04 – A Teoria dos Conjuntos / Operações com Conjuntos

Ø 2ª UNIDADE:

MÓDULO 04 – Relações Binárias
MÓDULO 05 – Introdução as Funções
MÓDULO 06 – Função Polinomial do 1º Grau

Ø 3ª UNIDADE:

MÓDULO 07 – Função Polinomial do 2º Grau
MÓDULO 08 – Equações e Inequações de 1º e de 2º Grau
MÓDULO 09 – Função Modular
MÓDULO 10 – Função Exponencial
MÓDULO 11 – Função Logarítmica

Ø 4ª UNIDADE:

MÓDULO 12 – Progressão Aritmética
MÓDULO 13 – Progressão Geométrica


2ª SÉRIE




Ø 1ª UNIDADE:

MÓDULO 01 – Teste de Sondagem / Revisão de Conceitos Básicos
MÓDULO 02 – A Trigonometria no Triângulo Retângulo
MÓDULO 03 – Aprofundando a Trigonometria / O Ciclo Trigonométrico


Ø 2ª UNIDADE:

MÓDULO 04 – As Funções Circulares / Relações Trigonométricas
MÓDULO 05 – Transformações Trigonométricas


Ø 3ª UNIDADE:

MÓDULO 06 – Estudo das Matrizes
MÓDULO 07 – Estudo dos Determinantes
MÓDULO 08 – Sistemas Lineares
MÓDULO 09 – Análise Combinatória / Binômio de Newton


Ø 4ª UNIDADE:

MÓDULO 10 – Probabilidade
MÓDULO 11 – Introdução ao estudo da Estatística.








3ª SÉRIE



Ø 1ª UNIDADE:

MÓDULO 01 – Teste de Sondagem / Revisão de Conceitos Básicos
MÓDULO 02 – Estudo da Estatística


Ø 2ª UNIDADE:

MÓDULO 03 – Geometria Analítica (Pontos e Retas)
MÓDULO 04 – Geometria Analítica (Circunferência / Cônicas)


Ø 3ª UNIDADE:

MÓDULO 05 – Números Complexos
MÓDULO 06 – Polinômios / Equações Polinomiais


Ø 4ª UNIDADE:

MÓDULO 07 – Geometria no Espaço
MÓDULO 08 – Seminário sobre Geometria no Espaço


Curso de Técnico em Comunicação Visual
Curso de Técnico em Edificações
Curso de Técnico em Informática

- Conteúdo Programático -

1ª SÉRIE


Ø 1ª UNIDADE:

MÓDULO 01 – Teste de Sondagem / Resolução de exercícios
MÓDULO 02 – Revisão de Conceitos Básicos;
MÓDULO 03 – Equações do 1º Grau e do 2º Grau / Resolução de Problemas.

Ø 2ª UNIDADE:

MÓDULO 04 – A Teoria dos Conjuntos;
MÓDULO 05 – Os Conjuntos Numéricos / Par Ordenado / Sistema Cartesiano / Gráficos;
MÓDULO 06 – Estudo dos Intervalos;
MÓDULO 07 – Relações Binárias / Funções.

Ø 3ª UNIDADE:

MÓDULO 08 – Função de 1º Grau;
MÓDULO 09 – Inequações do 1º Grau.

Ø 4ª UNIDADE:

MÓDULO 10 – Função de 2º Grau / Máximos e Mínimos;
MÓDULO 11 – Inequações do 2º Grau.


2ª SÉRIE



Ø 1ª UNIDADE:

MÓDULO 01 – Teste de Sondagem / Revisão de Conceitos Básicos;
MÓDULO 02 – Progressão Aritmética / Progressão Geométrica.


Ø 2ª UNIDADE:

MÓDULO 04 – Estudo das Matrizes e dos Determinantes;
MÓDULO 05 – Estudo dos Sistemas Lineares.


Ø 3ª UNIDADE:

MÓDULO 06 – Análise Combinatória (Contagem, Fatorial, Arranjos, Permutação, Combinação).


Ø 4ª UNIDADE:

MÓDULO 07 – Estudo das Probabilidades
MÓDULO 08 – Binômio de Newton.










3ª SÉRIE





Ø 1ª UNIDADE:

MÓDULO 01 – Teste de Sondagem / Revisão de Conceitos Básicos;
MÓDULO 02 – Relações Métricas no Triângulo Retângulo.


Ø 2ª UNIDADE:

MÓDULO 03 – Introdução ao Estudo da Trigonometria;
MÓDULO 04 – Equações Trigonométricas.


Ø 3ª UNIDADE:

MÓDULO 05 – Estudo dos Números Complexos


Ø 4ª UNIDADE:

MÓDULO 07 – Estudo dos Polinômios.

















4ª SÉRIE



Ø 1ª UNIDADE:

MÓDULO 01 – Teste de Sondagem / Revisão de Conceitos Básicos;
MÓDULO 02 – Matemática Financeira.


Ø 2ª UNIDADE:

MÓDULO 03 – Geometria Analítica – Parte 1;
MÓDULO 04 – Resolução de Problemas.


Ø 3ª UNIDADE:

MÓDULO 05 – Geometria Analítica – Parte 2;
MÓDULO 06 – Resolução de Problemas.

Ø 4ª UNIDADE:

MÓDULO 07 – Geometria Espacial.


Salvador, 02 de março de 2009.

3 comentários:

  1. Olá gostaria de saber como é seu teste de sondagem aplicado no 1º ano do Ensino médio.
    Sou professora iniciantee não tenho certeza se o teste que preparei realmente vai atender meus objetivos e não encontrei nada na net para fazer uma análise.

    Desde já grata.
    Email: alinithaprof@yahoo.com.br

    ResponderExcluir