quarta-feira, 6 de maio de 2009

A HORA DE ESTUDAR

O QUE É ESTUDAR ?

No meu dicionário está escrito que estudar é o mesmo que "aplicar o espírito, a inteligência e a memória ao estudo; analisar ,observar atentamente, aprender; meditar". Portanto são os processos pelos quais se fica a saber, conhecer e compreender utilizando a memória e a inteligência. Mas será esta definição suficiente em si mesma? Não!

A matemática é um jogo. Para jogar futebol precisas conhecer as regras e ter alguma prática. Assim também acontece com a matemática: precisas saber as definições e estudar.
Um estudante é um jogador! Para jogar é preciso antes de mais . . . querer jogar. Depois deve-se ter em consideração as regras do jogo ,os conhecimentos relativos ao jogo, as estratégias utilizadas, os treinos frequentes, ... , os métodos.
O professor é um treinador que informa sobre as regras e sobre os métodos de jogar; que indica ao aluno as melhores estratégias para que ele se torne um bom jogador; que incentiva, estimula e prepara o jogador para as provas.

O professor é um árbitro que verifica o cumprimento das regras e delibera sobre as atitudes de um jogador; valoriza quem joga bem e penaliza quem joga mal. Um professor dá valores a quem participa, está atento, tem bom comportamento e trabal
Estudar é de certo modo estar em luta consigo próprio. É por à prova a funcionalidade do lado racional, dominando a parte animal da natureza humana. É provar a si próprio que se é capaz. Tudo o que rodeia o estudante concentrado nos seus estudos deixa de existir ou passa a assumir um papel secundário. Só ele e o que ele estuda existe.
Jogar é emocionante! É extasiante! Mas ser estudante é fabuloso e inolvidável (o que sentiria um africano pobre se lhe dessem a possibilidade de estudar?). Num contexto social, estudar é ter a hipótese de decidir sobre si, o seu conhecimento e o seu futuro.
Assim como um jogador tem prazer enquanto joga, também um estudante deve retirar prazer do que faz. No fim de um esforço de o tamanho de uma montanha sentes o bichinho do prazer da matemática. Sim, PRAZER! Alegria! Satisfação! Prazer por teres resolvido um problema, prazer por conhecer, prazer ao dizer ... eu consegui !

Nenhum comentário:

Postar um comentário