quarta-feira, 6 de maio de 2009

ESTUDANDO MATEMÁTICA

COMO ESTUDAR MATEMÁTICA ?

Não existe um processo para resolver problemas de matemática. Cada problema é distinto dos outros. É exercitando que se aprende matemática e cada aluno adapta o processo de estudo conforme os seus hábitos e predisposições, conforme as suas capacidades e motivações, conforme os seus interesses e conhecimentos. Mas todos podem estudar matemática. E, essencialmente, não é muito diferente do estudo que se faz para as outras disciplinas. Por exemplo, na disciplina de português para responder a uma pergunta relativa a um texto precisa conhecer a linguagem do texto e saber interpretar a pergunta. Para responder a um problema de matemática, também precisa conhecer a linguagem do problema e interpretar a questão. Mas o conhecimento matemático distingue-se de todos os outros saberes pelo seu caráter abstrato e descontextualizado da realidade; as definições utilizadas são fixas, existem num mundo coeso e imaginário e aplicam- se à realidade através dos diversos saberes e ciências.
Nunca deixes "acumular matéria". Dificilmente compreendes bem uma recepção excessiva de informação em pouco tempo. Um estudo metódico e diário poupa-te muita frustração e encoraja-te, aumentando o teu sucesso escolar. Para saber é necessário estudar com regularidade, persistência e dedicação. Não basta estudar na véspera de uma prova. Os conceitos matemáticos não se apreendem de um momento para o outro. É a regularidade do estudo que reforça o conhecimento. É o questionamento que valoriza o saber.
Não te deixes enganar usando "copianços". O fato de se utilizar copianços provoca, a médio ou a longo prazo, vários comportamentos incorretos e desprestigiantes. Quem usa esses recursos não desenvolve o seu poder crítico; não investe em si mesmo; perde autoconfiança; não se esforça pelo que deseja mas apoia-se nos outros para atingir os seus objetivos; diminui as suas capacidades; torna-se gradualmente passivo; é banalizado pelos sinceros; não decide por si mas pelos outros; além disto corre o risco permanente de sua fonte de sabedoria ser descoberta pelo seu professor.
Então como se estuda matemática ? "Com lápis e papel ao lado", como diz o professor João Filipe Queiró, "é a única maneira de ler matemática com proveito". Para quê ? Para verificar, interpretar, confrontar, contestar, generalizar, redescobrir, ... todas ou quase todas as afirmações que estão escritas no livro ou no teu caderno. Para verificar através de cálculos; para interpretar por meio de esboços para confirmar as interpretações geométricas; para confrontar com outros conhecimentos que tenhas; para contestar através da procura de contra-exemplos (exemplos em que se verifica o contrário do que o livro afirma) provando assim que o raciocínio está incorreto, o que acontece por vezes (mas não tantas quantas os estudantes costumam pensar ! ... não faz mal, é na mesma um excelente exercício!); para generalizar para outros casos semelhantes; para redescobrir, refazendo sozinho novamente os mesmos raciocínios.
O que interessa é que não fique com um olhar passivo e quieto para com o problema. Não tenha medo de te enganar! A resolução de um problema de matemática raramente sai bem à primeira tentativa. Não te desespere se não o conseguir resolver à primeira, à segunda, à terceira, .... , à enésima vez. O importante é resolvê-lo.
Perante um problema pergunta-te: O que é que eu sei? O que pretendo saber? Como vou relacionar o que sei com aquilo que pretendo saber? Relê o problema com atenção, explicita as variáveis do problema, relaciona as variáveis, tem em consideração outros conceitos que eventualmente estejam relacionados com o problema .
Por vezes não "morres de amores" por um parágrafo ou um capítulo de um livro de matemática. Então sugiro que veja o assunto noutra perspectiva, que rescreva o que leu, que resolva alguns exercícios (começando por exercícios mais simples). Perante um problema difícil adapta várias estratégias de visualização, resolve variantes desse problema ou parte dele. Se mesmo assim continua com dificuldades em gostar desta parte, deve "espairecer" indo de encontro, momentaneamente, a uma actividade de lazer. Como por exemplo os jogos ou a leitura (consulta a Prateleira no fim). Depois disso voltarás à carga com mais vigor.

Nenhum comentário:

Postar um comentário