segunda-feira, 2 de novembro de 2009

Interdisciplinaridade e Contextualização
Adilson Bispo de Santana

Esta síntese discute a importância da Matemática no sentido interdisciplinar e contextualizado, enfocando principalmente o uso da história dessa disciplina em sala de aula e sua função no processo ensino-aprendizagem.
A utilização dos processos matemáticos pode-se dar de várias formas, como oportunidade de promover atividades diferenciadas integrando o conteúdo abordado com situações vividas pelo aluno. Busca-se com isso desenvolver atividades diversificadas, envolvendo a história da Matemática, levando-se em conta que essa tendência oportuniza a leitura, a reflexão, a análise, o conhecimento interdisciplinar, e permite tratar os conteúdos e conhecimentos matemáticos de forma contextualizada historicamente, favorecendo o crescimento intelectual e cultural dos envolvidos nesse processo.
Na formulação do problema para desenvolvimento do plano de trabalho do PDE/2007 considerou-se que a Matemática ainda se apresenta um tanto isolada das demais disciplinas, restringindo-se a poucas situações contextualizadas. Na maioria das vezes recaem-se ao isolamento, suas teorias, definições e exercícios repetitivos. A partir disso pôs-se a questão: O que se pode fazer para que a Matemática ocupe mais significado na vida cotidiana, concreta e real?
Nessa perspectiva teremos a possibilidade de buscarmos outras formas de ver e entender essa disciplina, tornando-a mais contextualizada, mais integrada e mais agradável.
A organização dessa disciplina deve buscar a interdisciplinaridade e a contextualização para possibilitar ao aluno uma visão mais ampla sobre a Matemática, já que o ensino-aprendizagem da Matemática deve permitir ao indivíduo dar conta d gerir sua vida pessoal e profissional, tomar decisões, ter condições de enfrentar múltiplos e complexos desafios da vida, conduzindo o aluno de forma a torná-lo apto a enfrentar as novas transformações da sociedade.
Na atualidade é preciso considerar que cada estudante vai desenvolver suas atividades numa sociedade informatizada, com globalização de informações, em que a agilidade no uso de seus conhecimentos é requisito fundamental para uma participação ativa e crítica. Dessa maneira, faz-se necessário uma intervenção na prática docente.
A Matemática pode estar presente na sala de aula em vários contextos diferentes, pode ser apresentada de forma lúdica com problemas curiosos, “ os enigmas”, como fonte de pesquisa e conhecimento geral, como introdução de um conteúdo ou atividades complementares de leitura, trabalho em equipe e apresentação para o coletivo. Também pode apresentar a Matemática com várias possibilidades de atividades diferenciadas que vão muito além das infindáveis sequências de exercícios e memorização de métodos e fórmulas.
Dentro de um contexto histórico temos a possibilidade de buscar uma nova forma de ver e entender a Matemática, tornando-a mais contextualizada, mais integrada com as outras disciplinas, agradável, criativa e humanizada.

Diferenças entre interdisciplinaridade, multidisciplinaridade, pluridisciplinaridade e transdisciplinaridade.

Interdisciplinaridade: tem como objetivo trazer reflexões, conceitos sobre o tema e principalmente traçar paralelos a uma temática muito discutida pelos grandes pensadores da educação, como o conhecimentos está tão fundamentado em especificidades que atualmente nossos alunos não conseguem mais enxergar o saber, como um todo e como os Parâmetros Curriculares Nacionais abordam essa temática.
Voltada para a formação do indivíduo, a interdisciplinaridade propõe a capacidade de dialogar com as diversas ciências, fazendo entender o saber como um todo e não partes ou fragmentações.
Assim podemos dizer que a interdisciplinaridade trata-se de uma proposta onde a forma de ensinar leva em consideração a construção do conhecimento pelo aluno, visa integrar os saberes disciplinares e não eliminá-los. Não se trata de unir as disciplinas, mas fazer do ensino uma prática em que todas demonstrem fazerem parte da realidade do educando. Com isso o saber continua dividido, mas o aluno compreende que a ramificação do saber é apenas uma forma facilitada de estudar a parte de um todo.
Os termos multi e pluridisciplinaridade propõem uma atitude de justaposição de conteúdos, de disciplinas heterogêneas ou a integração de conteúdos numa mesma disciplina, atingindo-se o nível de integração d métodos, teorias e conhecimentos.
Quando nos situamos num nível da multidisciplinaridade, a solução de um problema exige informações tomadas de empréstimo a duas ou mais especialidades sem que as disciplinas levadas a contribuir para aquelas que a utilizam, sejam modificadas ou enriquecidas.
No nível pluridisciplinar o agrupamento das disciplinas se faz entre aquelas que possuem algumas relações entre si, visando à construção de um sistema de um só nível e com objetivos distintos, embora excluindo toda coordenação.
No sistema multidisciplinar uma gama de disciplinas é propostas simultaneamente para estudar um objeto sem que apareçam as relações entre elas.
Já a pluridisciplinaridade justapõe disciplinas situadas no mesmo nível hierárquico de modo que se estabeleçam relações entre elas.
O nível interdisciplinar, tem uma relação de reciprocidade, mutualidade em regime que possibilita um diálogo mais fecundo entre os vários campos do saber. Assim, provoca trocas generalizadas de informações e de críticas, amplia a formação geral e questiona a acomodação dos pressupostos implícitos em cada área, fortalecendo o trabalho em equipe.
No que diz respeito a transdisciplinaridade, termo cunhado por Piaget, que se prevê uma etapa superior que eliminaria dentro de um sistema total as fronteiras entre as disciplinas. O movimento pós-moderno se utiliza do paradigma transdisciplinar, propondo a construção do conhecimento sem limitações que venham a impedir a integração total das áreas do conhecimento.

Referências:
www.universia.com.br/materia/materia.jsp?id

www.multirio.rj.gov.br

www.unb.br/ppgec/dissertacoes/.../proposicao_jairocarlos.pdf

www.ebah.com.br/o-que-e-interdisciplinaridade-pdf-pdf-a6252.html

www.slideshare.net/.../multi-inter-ou-transdisciplinaridade

www.sbf1.sbfisica.org.br/eventos/snef/xvi/cd/.../T0172-1.pdf

Nenhum comentário:

Postar um comentário