quarta-feira, 15 de julho de 2009

Lógica Matemática

Olá Pessoal,

Esta situação foi disponobilizada pela prof. Gerusa Soares da UNEB.


Vocês foram convocados a participarem do júri em um processo criminal. O advogado de defesa argumenta :

“Se meu cliente fosse culpado, a arma estaria no armário. Ou a arma não estava no armário ou meu cliente viu a arma. Se a arma não estava lá no dia 16 de julho, então meu cliente não viu a arma. Além disso, se a arma estava lá no dia 16 de julho, então a arma estava no armário e a faca estava na gaveta. Mas todos nós sabemos que a faca não estava na gaveta. Portanto, senhoras e senhores, meu cliente é inocente”.
Então senhores Jurados, qual será a palavra de vocês? Culpado ou inocente?
Sugestão: Listem todas as proposições simples nomeando com letras e façam a conversão deste argumento para a linguagem simbólica.
Pensem e vejam qual a melhor forma de analisarem este crime não sendo injusto com um ser humano, o réu, caso ele seja inocente ou com a sociedade, deixando um criminoso livre!

Sucesso no Julgamento!

4 comentários:

  1. 1 . Cliente culpado = arma no armário = V

    2 . Ou a arma não estava no armário = cliente inocente = V
    3 .ou meu cliente viu a arma = pode estar no armário = V

    Se o objeto “arma” não estava no devido lugar no dia 16 de julho, de acordo com as circunstancia então meu cliente não viu a arma.

    4 .Arma no dia 16 julho no armário = cliente não viu = V

    se a arma estava lá no dia 16 de julho, então a arma estava no armário e a faca estava na gaveta

    5. Arma no armário dia 16 de julho = cliente viu arma = faca na gaveta = F (pois na linda 4 - demonstra que se arma no dia 16 de julho estava no armário e cliente não viu, entretanto, nesta linha, demonstra que cliente viu, e ainda possui uma faca na gaveta)

    porem vimos que a faca não estava na gaveta

    6 . Afirmação de que faca não estava na gaveta - Então se a faca não estava na gaveta, a arma não estava no armário no dia 16 de julho, logo deletamos as linhas 4 e 5 tornando o cliente inocente , porem na linha 1 afirma que se arma estivesse no armário, cliente seria CULPADO.

    Caso Resolvido = Meu Cliente é Inocente .

    ResponderExcluir
  2. Sexo amor e traição


    A legalização do aborto no Brasil

    Tratar de aborto é um tema bastante polemico a se discutir porque muitas pessoas são a fazer e a metade contra.A minha opinião é muito evidente pois sou contra a uma aborto porque na minha forma de pensar as mulheres de hoje em dia nem se “cuida!.pois conhece um carinha ai vai logo tendo uma relação,acaba engravidando logo pensa em fazer o aborto esse tipos de mulheres deveriam ser presas pois deveriam pagar 2 anos de cadeia mas a lei do Brasil é muito fraca contra esses crimes alias estamos falando de vidas existe pois não pediram para nascer.
    Mas em caso de estupro é deferente muitas crianças são estupradas e não tem idade de ter uma criança.pois esse tema colocado se torna uma polemica a se discutir em sala de aula que tal?
    Homofobia


    Bom o texto falando sobre Homofobia, heterossetismo, mulher e homem. Quero dizer que não concordo um casal do mesmo sexo, pois está escrito na bíblia que Deus criou o homem e a mulher para que juntos fôssemos um só porque irei de aceitar essa situação acho um cumulo mas também Deus deixou o livre arbítrio para homem escolher que sexualidade hoje em dia é mais aceito na sociedade do que o preconceito entre preto e branco pois existem desafios e uma igual determinação ao próximo



    A doação de pessoas solteira é cada vez maior


    Hoje em dia muitas pessoas com o senso materno que não podem ter filhos ou que já tem mas quere adotar uma criança pois há muitas possibilidades de ambientes familiares que foi sendo alterado para muito pouco tempo pelos comportamentos dos baianos ou Brasileiros porque hoje muitas pessoas querem ter um filho mas se uma mulher que não quer se relacionar com um homem .
    Ou um homem que não tem sua coluna que é a mulher adotar uma criança que é para preencher aquele espaço vazio que há mas não é fácil chegar e levar pois a justiça avalia se o candidato merece ou não pois concordo com a doação porque na minha opinião pai ou mãe não é aquele que faz mas se o que cria da amor e carinho mostrar o certo e o errado..

    ResponderExcluir
  3. Q teste interessante... nem cheguei perto da linha de raciocinio proposto!!! Vivendo e aprendendo!!!

    ResponderExcluir