sábado, 25 de abril de 2009

Aulas com Tangram

AULAS COM TANGRAM

1 Podemos aproveitar a diversão para trabalhar conteúdos do currículo:
· Figuras geométricas planas
· Ângulos e sua classificação
· Congruência de figuras
· Áreas e perímetros de figuras

2.Podemos esperar que os alunos aprendam:
· Utilizar as peças do tangram como modelo geométrico.
· Combinar as peças do tangram para formar outras figuras
· Medir e classificar os ângulos.
· Reconhecer figuras congruentes e definir o conceito de congruência.
· Medir áreas e perímetros de figuras geométricas.

Colaboração
Trabalho em equipe
Participação
Predisposição
Comunicação3. Podem ser desenvolvidos valores e atitudes como:
· Responsabilidade
· Atenção
· Sentido de ordem
· Realizar bem as tarefas

4. Começaria a aula falando um pouco sobre o tangram.
O tangram é um quebra-cabeça chinês, de origem milenar. Ao contrário de outros quebra-cabeças ele é formado por apenas sete peças com as quais é possível criar e montar cerca de 1700 figuras entre animais, plantas, pessoas, objetos, letras, números, figuras geométricas e outros.
5. Contaria um pouco da origem e história.
Há uma lenda sobre esse material de que um jovem chinês despedia-se de seu mestre, pois iniciaria uma grande viagem pelo mundo.Nessa ocasião, o mestre entregou-lhe um espelho de forma quadrada e disse:- Com esse espelho você registrará tudo o que vir durante a viagem, para mostrar-me na volta.O discípulo surpreso, indagou:- Mas mestre, como, com um simples espelho, poderei eu lhe mostrar tudo o que encontrar durante a viagem?No momento em que fazia esta pergunta, o espelho caiu-lhe das mãos, quebrando-se em sete peças.Então o mestre disse:- Agora você poderá, com essas sete peças, construir figuras para ilustrar o que viu durante a viagem.Lendas e histórias como essas sempre cercam objetos ou fatos de cuja origem temos pouco ou nenhum conhecimento, como é o caso do tangram. Se é ou não verdade, pouco importa: o que vale é a magia, própria dos mitos e lendas.

6. Regras para jogar.
As regras desse jogo consistem em usar as sete peças em qualquer montagem colocando-as lado a lado sem sobreposição.
7. Convite para cada um fazer seu próprio tangram.
1. Se tiver o recurso, a folha pode ser impressa, senão, traçar com régua ou usar o recurso da dobradura.
· Dobrar o quadrado ao meio no sentido da diagonal.
· Levar uma ponta do papel que não foi marcada a diagonal até o meio do papel, podendo ser feita uma dobra paralela a diagonal.....
2. Recorta o quadrado pelo picotado, ficando com 7 peças.
3. Podes agora usar as peças para fazer as figuras que quiseres.
· É claro que um tangram colorido seria o ideal!
· Pode ser usado em qualquer nível escolar (idade ideal: de 5 a 95anos)
Instruções


8. Conteúdos, objetivos e habilidades:
Com o uso do tangram você pode trabalhar a identificação, comparação, descrição, classificação e desenho de formas geométricas planas., visualização e representação de figuras planas, exploração de transformações geométricas através de decomposição e composição de figuras, compreensão das propriedades das figuras geométricas planas, representação e resolução de problemas usando modelos geométricos. Esse trabalho permite o desenvolvimento de algumas habilidades tais como a visualização, percepção espacial, análise, desenho, escrita e construção. Se utilizado em terceiras e quartas séries pode envolver ainda noções de área e frações.

9. O tangram em sala de aula.
O trabalho com o tangram deve em suas atividades iniciais visar à exploração das peças e a identificação das suas formas. As peças do tangram devem ser apresentadas.


O tangram é formado por sete peças, são elas:


5 triângulos:

2 grandes




1 médio


2 pequenos
1 quadrado
1 paralelogramo

Um comentário:

  1. Ola! Joel...
    Gostei muito do seu blog. É bom termos acesso a essas maravilhosas informações sobre a matemática
    o bicho papão dos nossos alunos e confesso que meu também por bastante tempo...
    Ah! Gosto muito de trabalhar o tangran com meus alunos!
    Abraços!

    ResponderExcluir